quinta-feira, 19 de maio de 2011

O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada nascer do sol. Foi um movimento que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet, um dos principais artistas do movimento. Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre.

Portanto era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente, assim, a retratação de uma imagem mais de uma vez, porém em horários e luminosidades diferentes, era algo normal. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a idéia de felicidade e harmonia. Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
Principais artistas impressionistas e suas obras:

Auguste Renoir – foi um importante artista plástico francês. Fez parte do impressionismo e destacou-se por suas lindas pinturas. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas. 
Obras Destacadas: Baile do Moulin de la Galette e La Grenouillière.

Édouard Manet - Foi um importante pintor francês do século XIX pois era considerado por estudiosos de artes plásticas como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas de suas obras possuam fortes características do realismo. Faz a transição entre o Realismo e o Impressionismo, abandonando a gradação da cor e os acabamentos.
Obras destacadas : Os romanos e a decadência.



Edgar Degas – Foi um importante pintor, escultor e gravurista francês. Fez parte do movimento artístico conhecido como impressionismo, embora suas obras possuíssem fortes elementos do Realismo e do Renascimento italiano.
Os ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial, são meios que utiliza quando retrata bailarinas a ensaiar, músicos, acrobatas.
 Obra Destacada: O Ensaio.


Claude Monet – Ele se tornou um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista. Pintou várias obras em diversas horas do dia, a fim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.  
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol. 


Site do museo d'Orsay,em Paris: http://www.musee-orsay.fr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário